RECUPERAÇÃO DE ROTORES DE MOTORES ELÉTRICOS

Soldagem, Metalização e Diagnóstico Avançado

A SEVIBRA que atua na Engenharia Mecânica, Análise de Vibrações e Balanceamento Dinâmico, expande sua expertise na Dinâmica de Rotores com um portfólio de serviços na recuperação de rotores de motores elétricos.

Nossos procedimentos são eleaborados na solução problemas detectados por análises de vibração, incluindo desbalanceamento, excentricidade, desalinhamento, trincas em barras e anéis da gaiola, e defeitos em rolamentos.

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SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

1. Soldagem de Gaiola de Alumínio:

  • Tecnologia e Precisão:
    • Recuperação de gaiolas de esquilo de alumínio fundido, predominantes em motores CA de médio e pequeno porte.
    • Correção de trincas e quebras induzidas por excesso de partidas, sobrecargas e fadiga térmica.
    • Diagnóstico preciso com metodologia de medição avançada, utilizando a balanceadora OMB da SEVIBRA e instrumentação de alta sensibilidade para identificar pontos de reparo críticos.
    • Balanceamento dinâmico de alta precisão após a soldagem, garantindo o restabelecimento das condições operacionais ideais do rotor.
    • Capacidade de recuperação para rotores com até 250 kg, com diâmetro e comprimento de até1220 mm.
  • Procedimento:
    • Preparação da Superfície:
      • Limpeza rigorosa com escovas de aço inoxidável e lixas finas para remoção de óxidos, óleos e contaminantes.
      • Alinhamento preciso das barras de alumínio com grampos e dispositivos de fixação.
      • Utilização de EPI completo, incluindo máscaras de solda, luvas, aventais e proteção auricular.
    • Equipamentos e Materiais:
    • Processo de Soldagem:
    • Procedimento de Soldagem para Recuperação de Trinca em Barra de Alumínio de Rotor de Gaiola

2. Recuperação de Eixos:

  • Soldagem de Pontas de Eixo Quebradas:
    • Avaliação detalhada do tipo de aço do eixo e inspeção da fratura para determinar a causa da quebra.
    • Preparação da superfície com limpeza e alinhamento preciso das partes do eixo.
    • Soldagem MIG/MAG ou TIG com pré-aquecimento controlado e eletrodos compatíveis.
    • Pós-soldagem com resfriamento lento, inspeção rigorosa, acabamento e, se necessário, usinagem e tratamento térmico.
  • Metalização de Eixos Eutéticos:

3. Diagnóstico Avançado com Sensores:

  • Identificação de Barras e Anéis Trincados ou Quebrados:
    • Análise detalhada da integridade da gaiola com o rotor desmontado, utilizando sensores de alta sensibilidade.
    • Posicionamento preciso do sensor e aplicação de campo magnético externo para induzir correntes nas barras da gaiola.
    • Coleta e análise de dados com software especializado.
    • Detecção precisa de defeitos em barras e anéis, com alta precisão
    • Inspeção detalhada antes da remontagem, garantindo a qualidade do reparo.

Compromisso com a Qualidade e Segurança:

  • A SEVIBRA segue rigorosas normas técnicas e de segurança em todos os seus serviços.
  • Oferecemos soluções personalizadas para atender às necessidades específicas.

 

4. Medição de Run-out e Burnish de eixos

A medição de Run-Out e Burnish de eixos é um procedimento essencial para garantir a precisão dimensional, o desempenho e a vida útil dos componentes rotativos em máquinas e equipamentos industriais.

1. Medição de Run-Out

O run-out refere-se ao desvio de um eixo em relação ao seu eixo ideal de rotação. Ele pode ser classificado em:

Radial Run-Out: Variação no diâmetro externo do eixo durante a rotação.

Axial Run-Out: Desvio na face do eixo ao longo do seu eixo longitudinal.

2. Procedimento de Burnish ou Brunimento

O burnish refere-se ao acabamento superficial e à integridade do eixo após processos de usinagem ou desgaste operacional. Esse procedimento recupera a pista de monitoramento de sensores de proximidade de sistemas oline:

Rugosidade excessiva

Marcas de atrito ou polimento

Figura Gerada por AI
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