MANUTENÇÃO PREDITIVA

 

A manutenção preditiva se utiliza de diversas técnicas entre elas análise de vibrações para realizar uma avaliação das condições de funcionamento dos equipamentos, acompanhamento a evolução dos defeitos através dos diagnósticos e análises fornecendo uma previsão de quebra e avaliação dos riscos.

Análise de vibrações ainda é a técnica com melhor custo benefício para o acompanhamento dos equipamentos rotativos.

 

A SEVIBRA com históricos registrados de mais de 20 anos no monitoramento conta com valores e espectros de referência para diversos tipos de equipamentos rotativos.

 

 RESULTADOS PREVISTOS

A implementação da Manutenção Preditiva traz diversos benefícios financeiros e operacionais, dentre os quais destacam-se:

- Redução dos custos de manutenção

Através da análise de vibrações e das curvas de tendência, é possível prever quando será necessária uma intervenção, permitindo a substituição apenas dos componentes essenciais e prolongando sua vida útil.

- Aumento da eficiência das intervenções de manutenção

A identificação antecipada de elementos defeituosos permite intervenções mais eficazes e a avaliação precisa dos resultados obtidos.

-) Aumento da disponibilidade dos equipamentos

Programas preditivos reduzem paradas inesperadas por falha e minimizam a necessidade de interrupções desnecessárias para manutenção preventiva.

- Maior confiabilidade operacional

A eliminação de falhas não programadas melhora a confiabilidade dos processos produtivos e reduz riscos de perda de produção.